FITOTERAPIA

1

Fitoterapia 

É a ciência que estuda as plantas medicinais e o uso das mesmas no tratamento de doenças. A palavra "fitoterapia" vem dos termos gregos therapeia = tratamento + phyton = vegetal e significa "terapia pelas plantas".

Outrora considerada uma medicina popular e alternativa, a fitoterapia hoje tem sido cada vez mais usada e reconhecida nos meios médicos e científicos, sobretudo devido a produtos com ação terapêutica comprovada cientificamente.

Os fitoterápicos produzem resultados positivos em no máximo quatro horas. Após analisar o paciente e receitar o vegetal correto, logo se tem melhora do quadro. Não é um procedimento lento. Solucionado o problema, os remédios podem ser suspensos.

O tratamento ajuda a combater doenças infecciosas, disfunções metabólicas, alergias e ainda distúrbios psicológicos, entre muitas outras indicações a fitoterapia é recomendada de recém-nascidos a idosos. Porém, seu uso não pode ser indiscriminado.

 

Geoterapia

A geoterapia é o sistema de tratamento através da terra comum, sendo o mais comum a argila, nas suas mais variadas formas. A utilização da argila (ou barro) no combate às doenças é também um dos recursos mais antigos e tradicionais da humanidade.

Os benefícios do uso da argila são muitos: absorve de líquidos retidos, tem ação anti-inflamatória e anti-febril, possui ação analgésica, regula a radioatividade no organismo, tem forte ação cicatrizante e alcalinizante, melhora o aspecto da pele, é rica em conteúdos minerais e é de fácil aplicação.

 

Hidroterapia

A hidroterapia é uma atividade terapêutica realizada por meio da água, usando-a em várias temperaturas, conjuntamente ou isoladamente. A terapia pode ser feita dentro de uma piscina, ou por meio de compressas, fomentos, ou pequenas banheiras e baldes.

Ela ajuda com problemas de artrite, artrose ou reumatismo, problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais; lesões musculares; Dores articulares; inchaço nas pernas; dificuldade respiratória; problemas neurológicos.

No caso de gestantes deve ser indicada pelo obstetra e, normalmente, é usada para melhorar a circulação do sangue, reduzir o inchaço das pernas e diminuir a dor nas costas, pés e joelhos, por exemplo.

 

Hortoterapia

 

É uma terapia que alia o trabalho direto com a natureza com técnicas de ajudam o indivíduo na gestão do stress e na promoção do seu bem-estar. Na prática da hortoterapia, a pessoa adquire uma visão de como pode ser saudável, tanto física, mental, como emocionalmente, utilizando todo o potencial da sua mente e emoções.

A lista de benefícios é grande:

  • Estimula as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, reduzindo a ansiedade e melhorando o humor e a qualidade de vida;

  • Desenvolve exercícios físicos que apoiem a libertação do stress de forma consciente;

  • Ajuda a controlar a mente e as emoções, quaisquer que sejam as circunstâncias externas, libertando o praticante das inquietações e do desconforto mental e emocional;

  • Promove a interação com a natureza, fundamental para pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, stress, falta de autoestima, entre outros.

  • Contribui para o processo criativo;

  • Estimula a concentração;

  • Estimula a observação da natureza, direcionando o indivíduo a conhecer e a enfrentar a vida.

+55 69 99358-9848

R. Nova Petrópolis, 9207

Cascalheira

Cep: 76820-136

Porto Velho, RO